Portugal

10 curiosidades sobre a Gulbenkian que têm de conhecer

14 Junho, 2016

Existem muitas curiosidades sobre a Gulbenkian, umas mais conhecidas que outras.

Eu até já aqui antes escrevi sobre este magnífico jardim bem no centro da cidade de Lisboa. Tenho realmente muito boas recordações do espaço em diferentes fases da minha vida.

E sei que hoje, continua a ser um lugar muito actual. Sendo sempre uma sugestão de um excelente passeio para se fazer com toda a família, qualquer que seja a estação do ano.

curiosidades sobre a gulbenkian

Da última vez que lá estive (com uma guia pessoal muito especial), fiquei completamente surpreendida com a quantidade de informações interessantes que aprendi e depois me fizeram percorrer todo o jardim com um novo olhar.

Relembro então agora aquelas que considero as 10 melhores curiosidades sobre a Gulbenkian. E espero que vos inspire para uma próxima visita gira com os miúdos!

curiosidades sobre a gulbenkian

1. EUCALIPTO

A construção dos edifícios foi concretizada tendo em conta a presença de uma árvore. Tudo foi planeado para ficar rodeado por um enorme e classificado pré-existente eucalipto.

2. ROSEIRA

O “Jardim das Rosas” surgiu depois de uma primeira roseira oferecida pelo embaixador da Bulgária. A seguir outras se seguiram e actualmente é possível encontrar diversas espécies, de diferentes tamanhos, cores e feitios.

3. PÁSSARO

Mensalmente há um pássaro diferente em destaque, numa representação gráfica em painéis espalhados pela Gulbenkian mas também em bonitos postais disponíveis no balcão da loja do Museu.

4. JARDIM ZOOLÓGICO

Em 1884, foi aqui que foi inaugurado o primeiro Jardim Zoológico de Lisboa.

5. FEIRA POPULAR

Em 1943, foi aqui que foi inaugurada a Feira Popular de Lisboa.

6. ANFITEATRO

O espaço verde que envolve o anfiteatro está organizado por diferentes tipos de árvores que seguem a lógica dos pontos cardeais.

7. GARÇAS NOCTURNAS

Os peixes dos lagos da Gulbenkian são suficientemente deliciosos para fazerem com que as garças do Jardim Zoológico voem até aqui durante a noite.

8. GANSOS-DO-EGIPTO

Numa tentativa de diminuir a população de patos foram introduzidos no jardim alguns Gansos-do-Egipto. Mas as duas espécies tornaram-se amigas e o número de patos continuou a crescer.

9. PROJECTO

O recente projecto de requalificação teve a proeza de envolver pelo menos um dos projectistas do projecto original – Gonçalo Ribeiro Telles.

10. CASTELO

De uma das entradas da Gulbenkian (na Av. António Augusto de Aguiar), pode ver-se uma construção que lembra um castelo (parece que se queria provar aos ingleses que os portugueses também sabem tratar de cavalos!).

curiosidades sobre a gulbenkian

Conhecem mais algumas curiosidades sobre a Gulbenkian para acrescentar a esta lista?

****

Estamos no facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário